terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Encontros Inesperados de Natal

Olá disparadores.
Pois é, o natal já passou e estamos quase quase num novo ano. Sobre isso, falarei depois, por agora vou ficar-me pelo natal deste ano que pouco ou nada teve de especial na sua consoada, mas que proporcionou surpresas e encontros inesperados ao longo do dia.
Tenho uma teoria que aplico várias vezes. Todos nós temos hábitos diários, e mesmo que inconscientemente os façamos, temos rotinas que executamos diariamente já mecanicamente. Como o caminho que fazemos para o trabalho, o primeiro pé que colocamos fora da cama, a primeira coisa que fazemos quando ligamos o computador, enfim, um número infindável de processos. Eu tenho um, para além de muitos, na casa-de-banho mal saiu do banho, tenho uma ordem exacta de fazer as coisas, e nunca as troco a menos que me lembre de o fazer por razões que explicarei mais daqui a pouco. E passo a explicar. Sair do banho, limpar o corpo, desodorizante, cotonetes, passar água pela banheira com o chuveiro, fechar cortinas, colocar creme no corpo, secar o cabelo, ligar o babyliss e sair. (Atenção que não contei com o barbear e com todos os outros que vêem depois).
Ora bem, este meu exemplo é idiota, eu bem o sei, mas serve para vos explicar a minha teoria de que quando mudamos estes passos automáticos que seguimos à risca sem nos apercebermos, algo de inesperado acontece nesse dia ou brevemente. Pode ser positivo ou negativo, mas parece que mexe um pouco o seguimento do nosso destino, se é que este existe, e provocamos uma espécie de sismo neste fazendo com que lhe troquemos as voltas e façamos algo que não era suposto. É disparate, eu sei, um perfeito disparate, mas cada maluco com a sua pancada e a minha já a comprovei por mais de que uma vez ser real.
No dia 24 deste mês deu-me para mudar algo e sem pensar que ia alterar porque achava que o devia fazer ou porque me havia lembrado da minha teoria, modifiquei o caminho que faço para ir para o trabalho. Resultado? Dei de caras com uma pessoa que ficou no passado… Um ex namorado com o qual acabei por e-mail. Sim, é verdade, sim, foi algo hediondo, mas sim também há uma explicação para na altura o ter feito e acreditem que era a única solução se queria ser honesto. Mas isso será matéria para outro disparate e nessa altura irão perceber o porquê de o ter feito. Mas adiante. Ali estava ele, ali estava eu, ali estava uma falta de um ambiente constrangedor que seria suposto existir entre ambos. Ao invés disso cumprimentamo-nos como se nada tivesse acontecido e fomos juntos no metro fazendo a viagem praticamente juntos e conversando amenamente sobre as novidades da vida de cada um. Pelo caminho, ao trocarmos de linha, dei de caras com uma amiga que já não via há meses e que de todo não contava encontrar ali e muito menos aquela hora. Foi breve, muito rápido este encontro com ela, mas quando já estava sozinho a ir para o trabalho, não podia deixar de pensar na ironia da vida e que pode ter sido por diversas razões, causalidade talvez e mais provavelmente, mas será que o facto de ter mudado as coisas não fez com que eu pudesse estar no momento certo à hora exacta para encontrar estas duas pessoas? Ou, para os crentes, era já o meu destino mudar o caminho para me encontrar com eles? De qualquer das formas, foram surpresas com as quais eu não contava, e se a segunda serviu de prenda de natal desembrulhada, a primeira serviu para acabar com o meu arrependimento, mesmo que não tenhamos falado acerca do passado e ele não me tivesse dito que estava magoado comigo. A sua atitude mostrou bem que não estava, ou então optou pelo cinismo, de qualquer das formas, já passou.
Quanto ao natal, o costume, a tradição, o mesmo de sempre. E vocês? Muitas prendas? Eu deixei de ser natalício, por isso é que não dei importância à época e preferi disparatar acerca do que me aconteceu, no entanto espero que a vossa consoada tenha sido agradável. Agora vem aí um novo ano, e isso sim é do que eu gosto! A noite de passagem de ano é que tem de ser em grande festa e eu não me vou poupar! Mas já já vocês saberão mais acerca disso. Até lá…
Beijinhos, Pi*

2 comentários:

  1. Pois é de facto a vida e assim, ficaste a bater mal nao e? agora imagina quando es TU e o teu egozinho a tomar essa atitude?

    ResponderEliminar
  2. De facto, fiquei... Mas não entendo onde queres chegar com a segunda frase...

    ResponderEliminar