domingo, 15 de novembro de 2009

Amizade Gay


Dei por mim hoje a pensar nas alterações que o meu grupo social de amigos tem sofrido nos últimos anos. E se até há cerca de dois anos atrás eu só conseguia ter amigos heterossexuais, hoje verifico que consegui finalmente mudar essa situação e ter também o meu grupo de reais amigos homossexuais. Não é querer separar o trio do joio, ou salientar as tais duas realidades que eu insisto em unir, mas antes não conseguia acreditar que era possível dois gays serem amigos, sem segundas intenções, ou com uma verdade e sinceridade patente nessa mesma amizade.
Obviamente que sempre tive contacto com a homossexualidade, ou mais a partir dos meus 16 anos, mas o que acontecia é que com todos os meus conhecidos eu não mantinha uma relação de amizade. Saiamos à noite, tomávamos café à tarde, falávamos do trivial, mas com qualquer um que eu me desse, nunca dava tudo de mim nem me mostrava a 100%, e isso deve-se à falta de credibilidade que todos me demonstravam e numa falta de crença que eu possuía em relação à veracidade daqueles com quem eu me dava. Ou os achava muito falsos e cínicos, ou só olhavam para os rapazes com intenções meramente sexuais, ou simplesmente nem me interessava o que estavam para ali a falar. No entanto, aquele era um processo de crescimento e acima de tudo, de conhecimento, e eu queria conhecer o mundo gay, percebê-lo, entender a realidade à qual eu pertencia. E no fundo, obviamente que mantinha uma esperança de que um dia as coisas pudessem mudar e também eu tivesse a oportunidade de conhecer gays “decentes” ou com atitudes e ambições parecidas com as minhas.
E foi já numa fase em que eu desistia de procurar ter um grupo de amigos gays, com o qual conversar acerca de tudo, que eu sabia que me iria entender a 100% nas questões mais ditas homossexuais, que eu encontrei o meu primeiro amigo gay verdadeiro. Eu sei, esta história hoje parece muito à Morangos com Açúcar, mas não é de todo essa a imagem que eu quero dar. Mas a sério, eu sei que os meus amigos heteros sempre me aceitaram e sempre me compreenderam, e eu sempre pude conversar, principalmente com as raparigas, acerca dos meus dramas amorosos, mas vá lá, convenhamos que se eu estiver a conversar com alguém que fale a minha língua a comunicação é feita de outro modo, e eu tenho a certeza de que o receptor irá entender a minha mensagem muito mais correctamente, e poderá opinar de forma mais assertiva e compreensiva. No entanto, ainda hoje eu converso com os meus amigos heterossexuais, e sobretudo sobre os meus romances, mas ter também o meu grupo de amigos gays, ajuda-me a “sentir em casa”. São duas realidades distintas que eu envolvo na minha vida, e que não são de todo dois mundos opostos e distintos, até porque muitos deles se conhecem e dão entre si, mas que são ambas precisas e necessárias para a minha estabilidade emocional. Sucede-se o mesmo com todas as pessoas que possuem um variado leque de amigos diferentes entre si, só que apesar de eu também ter isso, ainda os tenho divididos em duas “secções”.
Essa amizade surgiu por acaso, e através de outras pessoas também homossexuais, com quem ainda me dou, mas que são apenas conhecidos especiais. E a partir dessa amizade, outras, poucas, vieram chegando também, até que hoje, cá ando eu feliz e contente com estes novos velhos amigos que eu fui adicionando à minha lista de amigos. E para ser sincero, eu sentia falta de ter pessoas assim na minha vida. Em que posso ser um livro aberto, em que posso, se me apetecer, ir para sítios ditos gays e ter companhia, em que posso estar a falar do Gaydar e me percebem por também terem um ou por saberem na perfeição o que é, ou até mesmo para falar de rapazes, porque muito provavelmente um ou outro até vai saber quem é o rapaz em questão por já o ter conhecido, ou por conhecer quem o conhece. Porque no fundo, este mundo gay é uma verdadeira aldeia em que todos se conhecem, e não é difícil termos um conhecido em comum com o rapaz com quem andamos a flertar. Obviamente que eu também faço quase tudo do que referi com amigos heterossexuais, mas acho que conseguem entender que é mais simples e talvez lógico, ir a uma discoteca gay, falar de rapazes gays, conversar de assuntos ditos “gays” com um semelhante, do que com alguém que até percebe da cena, mas que não é assim tão igual, até porque se o fazemos será com raparigas, e essas, por mais maravilhosas que sejam, não compreendem a 100% o que é isto de se ser gay. Por mais open mind que sejam, não são elas que vivem o mesmo que vivemos. Tal e qual nós nos esforçarmos para entender que raio de mundo é aquele em que elas gostam de homens heterossexuais. Somos todos diferentes como insisto em referir, e no fundo, acho que por vezes não somos todos tão iguais como dizem por aí. Seres humanos, de facto, mas há situações, e novamente a palavra, realidades que são mais iguais para uns do que para outros.
No final, o importante mesmo é existir amizades, quer sejam gays, heteros ou bissexuais, o que fazemos com a nossa vida sexual não é de todo factor relevante para nos darmos com A,B ou C, e não devemos ser preconceituosos em relação a isso, mas o que é certo é que nos convém ter também amigos que saibam do que falamos. Posso ter os meus amigos heterossexuais, mas por favor, não me tirem os meus amigos gays! Têm todos o seu lugar no meu coração, mas é bom ter um pouco de tudo como se de um rodízio se tratasse. E vocês, gays ou não gays, como andam essas amizades?
Beijinhos… Pi.*

2 comentários:

  1. Bem bem, sabes que és o meu melhor amigo gay* e ambos sabemos que podemos falar de qualquer assunto sem qualquer inibição, sem qualquer ideia prévia de que se contarmos algo o outro vai fazer aquele olhar de "WFT" de "Que nojo"....whatever. Sabemos que podemos ter as nossas conversas mais intimas, mais abragentes, qualquer tema, pode ser o nosso tema, sem qualquer problema.... é verdade que me sinto mais a vontade para falar de sexo ctg, do que por exemplo com o meu irmao, ou com outra qq pessoa heterosexual, se bem que a lady catherine é na boa tambem =)*** Agradeço ao dia em que fui as primas e te conheci.... :P ainda ontem estive a ver o video!!!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado meu querido Peter, é bom saber que estás aí! E obviamente que partilho da mesma opinião que tu, mostrei-o pelo texto e volto a mostrá-lo agora aqui. E o melhor de tudo é saber que posso falar de todos esses assuntos contigo, mas que não somos amigos só por isso. Entre nós não existem barreiras ou limites e é isso que nos faz fantásticos, temos uma amizade sem limites, lol xD

    E é claro que eu também agradeço essa bem dita noite nas primas :)
    Um beijo muito grande do teu Pi*

    ResponderEliminar