quinta-feira, 18 de junho de 2009

10ª Marcha de orgulho LGBT - Lisboa


Ora bem, no próximo sábado dia 20 de Junho de 2009 irá realizar-se a marcha pelo orgulho gay. Esta será a 10ª em Portugal, na capital Lisboeta. Nunca estive presente em nenhuma por estar completamente em desacordo com ela. Concordo que sim, temos de lutar pela igualdade, pelos nossos direitos, e por uma inclusão mais vincada na nossa sociedade tão recheada de preconceitos. Mas será que esta é mesmo a melhor abordagem ao assunto? Será que é mesmo assim que se ajuda a resolver o problema indo para o meio da rua com plumas e lantejoulas? Com cartazes provocadores e passando uma imagem às vezes um pouco negativa da sociedade homossexual? Fazendo de uma forma de expressão lutadora por uma causa maior, um evento quase carnavalesco? Ou será que é mesmo isto que somos, um paralelo muito diferente dos comuns cidadãos deste país?
Mas este ano fui assolado por um súbito desejo de estar presente. Alguns amigos, heterossexuais por sinal, vão marchar pela defesa dos meus, e esse facto despertou algumas dúvidas em mim. Será que devo mesmo ficar em casa, ou devo ir desfilar também? Será que não devo ir somente pela curiosidade e para presenciar de perto o que é realmente esta marcha? Mas depois por outro lado começo a pensar... Mas porque esta necessidade de os gays irem para a rua mostrarem-se? Porque são descriminados? Não se descriminarão eles também? Uns aos outros, a sociedade? Eu não vejo os heterossexuais a terem um dia de orgulho hetero! E porquê? Porque não são descriminados? Mentira! Eu conheço tantos homossexuais que os descriminam a partir do momento em que não assumem quem são, em que vivem com máscaras, quando só se dão com pessoas da mesma espécie. Há toda uma panóplia de controvérsias em volta deste assunto, mas que um dia abordarei mais detalhadamente.
Ainda há pouco falava desta questão com uma amiga que veio de Barcelona recentemente e ela também estava com dúvidas se ia ou não, e disse-me. Só para ver como é e para ter uma opinião mais bem formada sobre isto, iria marchar também. E eu cheguei à conclusão de que devia fazer o mesmo! Porque não? Sou assumido, portanto não tenho quaisquer problemas se for visto. E que mal fará? Pelo menos fico a conhecer e se para o ano não quiser ir, e se alguém me confrontar com essa atitude, poderei articular melhor a minha defesa.
Posto isto, no sábado lá estarei presente a título de curiosidade. Depois deixarei um texto acerca de toda a experiência. E deixo-vos com um ligeiro texto que encontrei no facebook no grupo da Ilga Portugal (International Lesbian and Gay Association), que fala sobre esta marcha e o que defende. Depois, o roteiro, as horas, o local, para o caso de se quererem juntar a nós!
Beijinhos, Pi.

Descrição:
Porque combater a homofobia é um dever de tod@s de cidadania independente da orientação sexual que se tenha, e porque participar em prides é terapêutico: faz bem à pele, reduz os índices de homofobia internacionalizada, aumenta a capacidade de aceitação da diversidade, melhora o auto conceito, é uma boa actividade aeróbica e muitas outras coisas. Dia 20 de Junho às 17h30, com início no Príncipe Real, depois R. D. Pedro V, depois R. de S. Pedro de Alcântara, r. da Misericórdia, depois R. Garrett, R. do Carmo, depois Rossio e final nos Restauradores.
P.S. Ah e pode ser um Cocktail mesmo que tuxedo não seja dress code , mas podem levar os cosmo num tupperware.


  • Anfitrião: Todos
    Tipo: Festa de Cocktail
    Rede: Global
    Data: Sábado, 20 de Junho de 2009
    Hora: 17:30 - 20:30
    Local: Príncipe Real
    Rua: Várias
    Cidade/Localidade: Lisboa, Portugal

2 comentários:

  1. Já publicavas a experiência de sábado... LOL

    JC

    ResponderEliminar
  2. Já publicavas a experiência de sábado! LOL

    JC

    ResponderEliminar